O que é uma coluna de flotação?

19/05/2021

A flotação é um processo de separação de impurezas do meio aquoso, assim como a decantação.
Na decantação há a separação de materiais homogêneos líquidos ou líquidos-sólidos através do confronto entre as diversas densidades das substâncias misturadas e que, com a ação do tempo e reagentes, irão se separar, sedimentando-se no fundo o material mais denso e distinto do aquoso e com  menor densidade.
Na flotação, há a inserção de uma terceira substância entre aquelas a serem separadas: bolhas de ar que irão interferir na flutuação das partículas das substâncias, separando-as mais uma vez conforme sua densidade – o que é utilizado sobretudo para a separação de minerais do meio aquoso. As partículas minerais a serem removidas se acumulam e concentram em forma de espuma e, assim, são removidas.
A flotação vem da palavra em inglês, “flotation”, e também significa flutuação no idioma de Shakespeare. Esta flotação pode se dar através de células ou de colunas ou tubos de flotação. Epa! O que significa isso?
Calma. Se complicou, vamos descomplicar. A flotação, sobretudo a mineral, que separa minérios e metais preciosos do meio aquoso impuro, consiste em misturá-lo de forma pulverizada com óleo, água e detergente, e depois borbulhar ar através dessa mistura. O mineral recoberto de óleo se condensa em bolhas, vai e fica na superfície, e o restolho permanece nas profundezas do líquido a fim de que seja descartado.  
A célula de flotação é um componente da estrutura industrial que separa o minério da água, ou a água das impurezas de um esgoto (por exemplo), em seu compartimento se adicionando lama mineral que irá ser agitada até que ocorra o processo de separação. A coluna de flotação, por sua vez, não mistura os reagentes através da aceleração e agitação do meio aquoso e acontece em um veio ou coluna mais vertical do que horizontal e mais estreito do que a célula. Na coluna, borrifadores irão introduzir o ar e vão criar um fluxo destas bolhas com a atuação da gravidade, segmentando as substâncias.
A flotação através da coluna pode ser mais complexa e lenta do que a flotação celular, mas o desempenho metalúrgico sobre o metal separado é otimizada, com economia de energia e menos interferência humana e, via de consequência, industrial.

Gostou desse assunto? Continue seguindo nosso blog
​​​​​​​

Leia também

Para que serve uma gaxeta?

Para que serve uma gaxeta?

Nosso blog, você sabe, fala muito de usinagem e caldeiraria: é este o negócio da Precismec, que trata da criação,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!