O que é uma moega e sua utilidade

05/08/2020

Na atividade industrial, a moega é uma espécie de trapiche ou canoura – isso não melhora muito, né? Mas a moega é facilmente discernível na linha de produção de engenharia industrial, porque é uma peça geralmente de metal destinada ao depósito de materiais que serão moídos, transformados e triturados.

Na raiz da palavra, moega é uma variação da palavra “moenga”, esta mais conhecida (ou menos desconhecida) na língua portuguesa. Quer dizer o nome genérico da peça de moinho, a mó, destinada à atividade de moagem propriamente dita.

Muito comum em silos, a moega é destinada ao depósito de grãos a granel, mesmo depois de triturados. Ela se encontra inserida na cadeia produtiva de grãos, cujas unidades se dedicam à recepção, limpeza, secagem e armazenamento do material já triturado.

A linha produtiva relacionada à cadeia de grãos deve possuir máquinas de pré-limpeza e secadores, transportadoras e dispositivos (estruturas) indispensáveis ao acondicionamento e processamento destes grãos, e é aí neste ponto que entra a “moega”, estruturas utilizadas para a recepção do produto a granel já ao fim e ao cabo da cadeia produtiva.

Ela é uma estrutura metálica, já abandonou a compleição histórica antiga que a realizava em madeira. Suas faces internas possuem um ângulo de inclinação superior a 40 graus, permitindo que a massa de grãos não fique retida no ângulo de repouso da moega, mesmo se repleta ainda de impurezas.

Um termo bem diferente, não é mesmo?? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro…

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!