O que faz um Inspetor Dimensional

04/02/2021

Falou em caldeiraria industrial ou em qualquer processo industrial, dentre os quais a usinagem, falou em precisão, em rigor técnico e científico. Logo, toda fase da execução de um projeto deve ser fiscalizado, inspecionado e conferido, para que se obtenha o produto mais exato possível e adequado ao projeto executado.

A inspeção industrial contribui para a garantia da qualidade deste produto fabricado na indústria, mas não só do produto: há inspeções, que conferem a qualidade de equipamentos, estruturas, linhas de montagem.

Dentre os profissionais dedicados a este controle de qualidade está o Inspetor Dimensional,  com atribuição exclusiva de checagem da dimensão da peça fabricada, durante esta fabricação e após sua finalização. Ele será o responsável pela medição e pelo controle de qualidade da peça, baseada em parâmetros e regras estipuladas pela ABNT. Ele também zela pela prevenção e controle de erros na fabricação e mesmo na retificação da elaboração de projetos relacionados à caldeiraria pesada – principal atividade industrial da usinagem.

Este profissional não é um trabalhador braçal. Na verdade, é um industriário altissimamente especializado e que deve deter conhecimentos de mecânica, caldeiraria, montagem de máquinas e topografia industrial.  Não a toa, seu salário é bastante alto, na média, para o setor: cerca de oito mil reais mensais no Estado de São Paulo.

Gostou desse texto? Conseguiu entender o que faz um inspetor dimensional? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro!

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!