O que faz um Inspetor Dimensional

04/02/2021

Falou em caldeiraria industrial ou em qualquer processo industrial, dentre os quais a usinagem, falou em precisão, em rigor técnico e científico. Logo, toda fase da execução de um projeto deve ser fiscalizado, inspecionado e conferido, para que se obtenha o produto mais exato possível e adequado ao projeto executado.

A inspeção industrial contribui para a garantia da qualidade deste produto fabricado na indústria, mas não só do produto: há inspeções, que conferem a qualidade de equipamentos, estruturas, linhas de montagem.

Dentre os profissionais dedicados a este controle de qualidade está o Inspetor Dimensional,  com atribuição exclusiva de checagem da dimensão da peça fabricada, durante esta fabricação e após sua finalização. Ele será o responsável pela medição e pelo controle de qualidade da peça, baseada em parâmetros e regras estipuladas pela ABNT. Ele também zela pela prevenção e controle de erros na fabricação e mesmo na retificação da elaboração de projetos relacionados à caldeiraria pesada – principal atividade industrial da usinagem.

Este profissional não é um trabalhador braçal. Na verdade, é um industriário altissimamente especializado e que deve deter conhecimentos de mecânica, caldeiraria, montagem de máquinas e topografia industrial.  Não a toa, seu salário é bastante alto, na média, para o setor: cerca de oito mil reais mensais no Estado de São Paulo.

Gostou desse texto? Conseguiu entender o que faz um inspetor dimensional? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro!

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!