Para que fazer inspeção dimensional?

11/03/2021

Este blog já assinalou, por diversas vezes e em vários artigos, a necessidade de inspeção e conferência precisa de cada uma das etapas de um procedimento industrial, seja ele de construção de peças, reparo ou manutenção – inclusive na caldeiraria e usinagem.

                Ou seja, é necessário revisar e inspecionar e revisar e fiscalizar sempre cada fase do processo industrial. A inspeção não é só visual – reparem bem. Ela também pode ser denominada “dimensional”, quando envolver a medição e o dimensionamento de equipamentos, acessórios e componentes industriais utilizados na linha de montagem ou produzidos por ela.

                A inspeção dimensional vai verificar o perfeito encaixe e o ajuste entre estas peças, conforme tenham sido projetadas para o fim a que irão se destinar depois de realizadas pela indústria.

Seu custo é baixo, sua importância é enorme! Não exige a utilização de equipamentos e tecnologias caras, mas visão apurada e conhecimento técnico indispensáveis à minuciosa conferência das peças que estão sendo produzidas ou do maquinário utilizado na sua produção ou manutenção.

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog...

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!