Para que fazer inspeção dimensional?

11/03/2021

Este blog já assinalou, por diversas vezes e em vários artigos, a necessidade de inspeção e conferência precisa de cada uma das etapas de um procedimento industrial, seja ele de construção de peças, reparo ou manutenção – inclusive na caldeiraria e usinagem.

                Ou seja, é necessário revisar e inspecionar e revisar e fiscalizar sempre cada fase do processo industrial. A inspeção não é só visual – reparem bem. Ela também pode ser denominada “dimensional”, quando envolver a medição e o dimensionamento de equipamentos, acessórios e componentes industriais utilizados na linha de montagem ou produzidos por ela.

                A inspeção dimensional vai verificar o perfeito encaixe e o ajuste entre estas peças, conforme tenham sido projetadas para o fim a que irão se destinar depois de realizadas pela indústria.

Seu custo é baixo, sua importância é enorme! Não exige a utilização de equipamentos e tecnologias caras, mas visão apurada e conhecimento técnico indispensáveis à minuciosa conferência das peças que estão sendo produzidas ou do maquinário utilizado na sua produção ou manutenção.

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog...

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!