Para que serve uma gaxeta?

09/06/2021

Nosso blog, você sabe, fala muito de usinagem e caldeiraria: é este o negócio da Precismec, que trata da criação, execução e manutenção de máquinas e sistemas industriais. E a usinagem é também arte, tecnologia e ciência, com todo um ferramental e uma nomenclatura próprios. Coisa tão especializada que pouca gente de fora do ramo conhece.              
A usinagem submete um material bruto à ação de uma máquina ou ferramenta que irá trabalha-lo, depurando-o e dando-lhe forma definitiva, com arte e técnica. É assim também que irá construir peças novas ou reparar máquinas ou ferramentas industriais.  
Portanto, nada mais natural que a usinagem possua máquinas e ferramentas  e peças com nomes específicos, porque uma ciência altamente tecnológica e artística. Uma destas peças são as “gaxetas” – não adianta procurar na memória, se você não é do ramo não vai saber do que se trata.

Para que serve uma gaxeta ?

As gaxetas são anéis de vedação,  geralmente de borracha. Também podem ser constituídos de outros materiais sintéticos, como Neoprene, cortiça e grafite, e servem para vedar a pressão da parede do local ou estrutura em que a gaxeta é aplicada. A gaxeta apresenta excelente desempenho e desgaste irrisório, apesar de exercer a importante função de vedar sistemas de movimentos alternativos que não podem ser vedados por anéis convencionais, os “o-rings”.  
Quando  nem as gaxetas convencionais são suficientes para a vedação, então são chamadas suas “primas” mais turbinadas, as gaxetas Chevron, em formato de “V”, para quando o espaço de aplicação do anel de contenção seja amplo ou específico de mais para o simples anel.  A colocação da gaxeta leva em conta a temperatura e a pressão do sistema em que será posicionada, além de espécie de substâncias as quais terá contato, e deve ser trocada sempre que o sistema ou estrutura em que se encontrar acoplada deva ser desmontado. Há gaxetas diversas a disposição no mercado, conforme sua utilização e necessidade: hidráulicas, pneumáticas, para trocadores de calor e as já mencionadas gaxetas Chevron .

Gostou desse texto? Conseguiu entender para que serve uma gaxeta ? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados a usinagem e caldeiraria.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!