A importância da Parada Programada para as manutenções

Parada Programada

17/06/2020

Ironicamente, os processos de parada programada são necessários… nos serviços industriais que a rigor não podem parar! Ocorre que, justamente porque há parques industriais que não podem interromper suas atividades, estas devem ser ciclicamente suspensas para manutenção sem que se interrompa integralmente a produção ou o funcionamento das máquinas e equipamentos que precisem ser mantidos funcionando, sob pena de perda de material e prejuízo para a empresa.

Ponha uma coisa na cabeça: todo processo industrial produtivo precisa de uma parada para manutenção, seja ela atípica e não programada, seja ela programada geral ou parcial. Quanto a esta última espécie, não há problemas em entende-la: ocorrerá tão somente em parte dos equipamentos do ciclo produtivo, sem prejuízo para os demais que permanecerão em amplo funcionamento. A parada geral programada se refere, é claro, a todo o complexo industrial, mas ainda assim de maneira a impedir que a produção sofra reveses notáveis que inviabilizem o prosseguimento do negócio. Bem diferente da parada não programada, que ocorrerá por defeito manifesto em equipamentos do complexo industrial.

Parada Geral

Na parada geral, como o nome já diz, 100% da produção é interrompida, mas não de molde a causar interrupção na produção – geralmente se atua com um estoque prévio incrementado para que não se frustrem as expectativas de ganho da indústria. Estas paradas geralmente acontecem anualmente. A parada geral funciona melhor em circuitos industriais periódicos, como as bateladas, em que o ciclo produtivo é cíclico e intervalado (há intervalos entre uma batelada e outra, por exemplo).

Em qualquer espécie de parada são revisados os equipamentos que não poderiam interromper normalmente seu funcionamento e não poderiam sofrer manutenção quando em funcionamento – também é assim na parada parcial. Só que, neste caso, apenas parte da produção será interrompida e deve ser contínua, periódica, fazendo rodízio entre as máquinas. Isto se dá através da gestão de paradas de manutenção, procedimento estratégico comum nas indústrias de várias áreas da economia.

Gostou desse assunto? Continue acompanhe nosso blog e fique por dentro!

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!