Como garantir a vida útil das peças usinadas

26/08/2020

A vida útil de peças usinadas pode variar conforme a manutenção e os cuidados realizados. Máquinas e até mesmo fábricas inteiras, frequentemente, passam por problemas técnicos causados em decorrência de peças usinadas que não receberam a devida atenção, gerando prejuízos para a rotina e as metas da indústria.

Quer saber como garantir a vida útil das peças usinadas? Prossiga a leitura.

Dicas para aumentar a vida útil das peças usinadas

1- Manter um histórico de serviço da máquina

É importante manter um “diário” com registros de todos os serviços realizados por uma determinada máquina, assim como as previsões para manutenção preventiva (e datas de realização das já feitas). Dessa forma, é possível manter o calendário de manutenções atualizado e organizado, o que ajuda a garantir a integridade de cada peça feita em usinagem.

2- Treinar colaboradores para que a operação das máquinas seja feita de forma correta

Os funcionários que operam as máquinas devem ter experiência e conhecimento suficientes para que, ao operar a máquina, trabalhe de forma a causar menos desgaste na máquina e nas peças. Para tal, é fundamental que os operadores sejam devidamente treinados e saibam como cuidar do maquinário, durante e após a execução de suas respectivas funções.

3- Identificar o que mais causa a quebra de maquinário

Parte das ações para aumentar a vida útil das peças usinadas diz respeito ao gerenciamento das principais causas de quebra de máquinas. Ao descobrir o que mais acarreta quebra de equipamentos, é possível evitar que elas ocorram.

4- Manutenção

A presença de falha, mesmo pequena, em uma única peça pode causar o superaquecimento de toda a máquina, por exemplo, trazendo prejuízos significativos para a indústria. É por isso que a manutenção é tão importante, quando feita de forma preventiva, a fim de antecipar e já solucionar problemas.

A manutenção é feita por meio de revisões já previstas no manual do equipamento e agendadas previamente a partir da data de instalação.

Ficou claro como garantir a vida útil das peças usinadas?

De modo geral, para prolongar a vida útil das peças e reduzir possíveis problemas, além da manutenção periódica do maquinário, é importante acompanhar a tecnologia e fazer uso de máquinas de última geração, evitando assim problemas com máquinas antigas e desatualizadas; é por isso que nós da Precismec buscamos oferecer o que há de mais atual em usinagem e caldeiraria para nossos clientes.

Se a sua indústria precisa de trabalho em usinagem, caldeiraria, engenharia mecânica ou manutenção, entre em contato conosco pelo telefone (34) 3662-3978. Será uma honra dedicar nossos 40 anos de experiência para te ajudar!

Leia também

O que é o escareamento

O que é o escareamento

A usinagem cria e transforma peças industriais, de parafusos a roldanas e muito mais, por meio de diversos processos...

Materiais que podem ser usinados

Materiais que podem ser usinados

Se chama “usinabilidade” a otimização do método para submissão de materiais sólidos pesados a diferentes técnicas de...

O que é trepanamento

O que é trepanamento

A usinagem industrial se destina à fabricação de peças e ferramentas a partir do corte preciso e da modelagem de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!