A usinagem submete um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta para ser trabalhado. Sendo um ramo indispensável para a fabricação de diversas peças utilizadas em todo tipo de setor industrial.
Quer conhecer mais e saber quais as peças mais comuns feitas em usinagem? Continue a leitura.
O que é a usinagem
Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresagem, furação, brochamento, eletroerosão.
A usinagem é isso: o processo de fabricação de peças industriais a partir de peças brutas. Seu material é removido, cortado com auxílio de precisas ferramentas de corte, como a calandra, responsável pela conformação de materiais através de cilindros aquecidos.
A partir do “cavaco” obtido no processo, por exemplo, obtém-se uma nova peça com as formas e dimensões desejadas e conforme o projeto previamente elaborado. Assim é que se produz peças industriais a partir do corte da matéria bruta.
Seja a usinagem convencional, por meio do corte, ou não convencional, através de outras tecnologias a base do calor, será necessária a dedicação de profissionais com tradição no mercado, munidos de tecnologia de ponta e conhecimento e precisão naquilo que fazem.
Onde vemos a usinagem?
A usinagem é a responsável pelo fabrico das peças automotivas e de aeronaves e embarcações. Ela também é a responsável pela construção de peças eletrônicas e eletrodomésticas. Ou seja, está presente em todos os setores industriais e econômicos, daí sua importância.
Gostou do texto? Continue seguindo nossas redes sociais e nosso blog!
0 comentários