O que são as plataformas elevatórias

27/08/2020

Dentro do ramo de engenharia algumas criações foram marcos na evolução dos equipamentos e até das próprias atividades nas quais podem ser aplicadas, uma dessas inovações são as plataformas elevatórias, que se tornaram fundamentais para os setores de construção civil e industrial.

Na leitura a seguir, falaremos um pouco mais sobre esse equipamento que se tornou tão essencial, hoje em dia, para determinadas demandas e sua importância para a execução de trabalhos em altura!

O que são as plataformas elevatórias?

As plataformas elevatórias são basicamente elevadores industriais, constituídos por uma plataforma de trabalho assentada a uma estrutura elevatória deformável. Elas podem ser encontradas em dois tipos, basicamente; além de haver modelos movidos à diesel ou à eletricidade.

A plataforma articulada, primeiramente, pode ser utilizada em ambientes internos e externos. Todavia, os pisos para sua locomoção precisam ser regulares, assim, seu desempenho será bem melhor.

Já a plataforma tesoura é o segundo tipo de plataforma elevatória encontrado. Ela recebe esse nome devido ao mecanismo responsável por levantar a base de trabalho, que se move como se fosse uma tesoura fazendo um recorte. A altura máxima que ela consegue atingir não ultrapassa os 12 metros, sendo mais indicada para instalações estruturais como serviços de rede e telefonia, ar condicionado, linhas de incêndio, peças de comunicação visual – como fachadas e letreiros – linhas de manutenção e estoque em galpões e barracões. Seu uso é mais amplo e pode suportar até 150 quilos com folga. A extensão de sua cesta chega a medir 1,2m x 2,3m. Ou seja, há muito mais conforto e segurança para o trabalhador nesse equipamento do que na utilização de escadas, por exemplo.

Para o melhor uso de ambas, é obviamente necessário seguir as normas de uso de modelo.

Qual a função da plataforma elevatória?

A função principal de uma plataforma elevatória (ou plataforma aérea) é auxiliar a chegada a locais de difícil alcance, seja devido à altura ou devido a existência de obstáculos que barrem o caminho.

Esse equipamento é muito utilizado em profissões que antes necessitavam de andaimes (que são por natureza menos seguros), como eletricistas, pintores, funcionários de armazéns, estoques, operários de construção, ou qualquer profissional que realiza serviços de manutenção em fábricas ou em ambientes externos, como fachadas e galpões.

As plataformas elevatórias também podem transportar cargas diversas. Sua abrangência de utilidades é ampla, já que têm força para elevar as ferramentas, e ainda são capazes de carregar mais de um homem.

Plataformas elevatórias são seguras?

As plataformas elevatórias surgiram como uma solução segura para trabalhos em altura, devido a isso ela tem ganhado cada vez mais espaço, como em projetos de arte urbana, dando mais mobilidade para os artistas.

Com o treinamento e instrução adequados, o usuário pode contar com total segurança, desde que respeitado os limites do equipamento.

É preciso alguma certificação para usá-la?

Sim, vale reforçar que o funcionário para o qual for necessário o uso da plataforma elevatória, deve ter um treinamento de operação e segurança, com certificação e qualificação para o serviço a ser executado.

Interessante não é mesmo? Com certeza as plataformas elevatórias têm ajudado diversas áreas e facilitado a rotina de muitos profissionais, até mesmo aqui na Precismec, diversos de nossos serviços, como montagem industrial e manutenção não seriam possíveis sem elas.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais equipamentos utilizados na indústria!

Leia também

O que é o escareamento

O que é o escareamento

A usinagem cria e transforma peças industriais, de parafusos a roldanas e muito mais, por meio de diversos processos...

Materiais que podem ser usinados

Materiais que podem ser usinados

Se chama “usinabilidade” a otimização do método para submissão de materiais sólidos pesados a diferentes técnicas de...

O que é trepanamento

O que é trepanamento

A usinagem industrial se destina à fabricação de peças e ferramentas a partir do corte preciso e da modelagem de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!