O que é o porta eletrodo

10/07/2020

Se você acompanha este blog já sabe que o trabalho de soldador é preciso e artístico, é uma obra prima da engenharia, bem no estilo da Precismec. Pois é. Para o trabalho do soldador funcionar bem ele precisa de um dispositivo chamado de Porta Eletrodo – isso você, se não é soldador e nem é do ramo, não sabia, né?

Mas afinal ,o que seria o porta eletrodo?

É um equipamento que serve para dar segurança à solda, permitindo a correta fixação e isolamento dos cabos para que os riscos de choque do colaborador que solda sejam minimizados. Ele evitará, por exemplo, que o eletrodo venha a se soltar durante a soldagem, e ele é necessário para a solda!

Um último segredo: porta eletrodos são como computadores, quanto menores, melhores. O porta eletrodo deve ser pequeno, porque o peso sempre é um fator negativo no trabalho do soldador, que deve estar sempre o mais leve possível, com ferramental também leve, porque o equipamento que carrega já pesa o suficiente para manda-lo para os Vigilantes do Peso!

Interessante não é mesmo?? É tecnologia…

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!