A caldeiraria é a arte e a ciência do corte preciso de materiais industriais, leves ou pesados, atuando na confecção e modelagem de itens metálicos, realiza a composição de peças tridimensionais a partir de placas metálicas com espessura acima de 2mm. Assim, aplica a soldagem, montagem e cortes em chapas de metal.
A caldeiraria exige profissionais treinados além de ferramentas adequadas, siga com a leitura e entenda quais as máquinas usadas na caldeiraria.
Ferramental específico
Suas ferramentas mais comuns são a régua com ou sem encosto, régua de dois encostos, régua de profundidade e esquadros de precisão ou combinado, estes últimos utilizados geralmente para serviços de alvenaria e carpintaria, por possuir maior exatidão.
Por falar em esquadros, eles são instrumentos utilizados geralmente para nivelamento de peças de mecânica e fabricação de estruturas para a construção civil. Mas há outra ferramenta muitíssimo utilizada e na verdade indispensável para a caldeiraria leve ou pesada: a broca.
Elas são ferramentas de corte, de forma cilíndrica, com canais retos ou helicoidais que terminam em ponta cônica e são afiadas com determinado ângulo. Justamente por isto são utilizadas para furos cilíndricos em tornos, mandrilhadoras e fresadoras. Há brocas helicoidais, de haste cilíndrica, de haste cônica e a escalonada ou múltipla, cada qual a ser utilizada conforme o material a ser “furado” ou o nível de precisão exigido.
Há outras ferramentas famosas na caldeiraria, das quais você certamente ouviu falar, porque se encontram disseminadas e são na verdade de uso comum: chaves de boca, torquímetros, talhadeiras e chaves de grifo, dentre outras.
Continue acompanhando nosso blog, e fique por dentro dessa incrível arte que é a caldeiraria.
0 comentários