Quais os equipamentos usados em usinagem?

06/10/2021

A indústria de usinagem é uma das mais diversificadas, pois é usada na produção de minério, aço, energia, alimentos, plástico, embalagens, entre outros setores que são muito presentes na economia brasileira. Mas, quais os equipamentos são usados em usinagem?

Essa e outras dúvidas serão esclarecidas no texto abaixo.

Quais equipamentos são usados na indústria de usinagem?

Existem vários tipos de usinagem. As principais são a usinagem química e a convencional. Cada uma delas utiliza máquinas e conceitos diferentes para produzir.

Na indústria química, por exemplo, como de petróleo, gás, remédios, dificilmente se usa um equipamento de solda, o que é diferente em uma indústria metalúrgica, que precisa usar a solda com mais frequência.

A solda é um dos principais componentes presentes na usinagem, principalmente na chamada convencional, que é a mais comum. Vários aparelhos são utilizados nesse serviço, como é o caso da inversora de solda.

Além desses equipamentos, existem vários outros que são usados na indústria de usinagem. Segue na lista abaixo alguns desses principais aparelhos essenciais para fazer uma fábrica funcionar:

  • Motor de combustão;
  • Bombas de fluidos;
  • Turbinas;
  • Gruas;
  • Esteiras;
  • Balanças;
  • Sonotrodo.

Esses são alguns dos equipamentos utilizados em diversas indústrias, como também na de usinagem. Todos eles são bem comuns e seguem todas as regras e normas definidas pela lei brasileira, de estados e municípios.

Nesse ponto cabe ressaltar a atenção redobrada quanto a isso, pois existem inúmeras fiscalizações para saber se está sendo seguido as regras determinadas, como é o caso da NR 13, uma das normas mais exigidas no mercado em relação à segurança do trabalho com máquinas industriais.

Está precisando equipar ou melhorar ainda mais seu pátio industrial? Entre em contato com a Precismec, aqui temos experiência de mercado e compromisso para ajudar você e sua empresa a crescer.

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!