QUAIS OS TIPOS DE FERRAMENTA DE USINAGEM

15/12/2020

Na usinagem há o corte de materiais sólidos. Portanto, é necessária a fabricação de ferramentas adequadas para este corte, a partir de aço carbono, aço rápido, carboneto de tungstênio e insertos de cerâmica. Conforme o material a ser cortado será o componente da ferramenta utilizada para cortar.Vamos aprender quais os tipos de ferramenta de usinagem?

Ferramental da usinagem

O Ferramental da usinagem também vai depender do tipo de peça a ser fabricado, e não somente do material da peça ou do material bruto. Seus ângulos e o projeto influenciarão bastante nisso.  Conforme se corta, se precisa de ferramentas precisas para o corte.

Aliás, o corte é fundamental na usinagem, porque remove o cavaco empregado em materiais ferrosos e não ferrosos e propiciam o fabrico de peças de maior dureza e resistência do que a matéria prima empregada.
Cada material utilizado no fabrico de ferramentas de usinagem traz uma característica diferenciada e que irá direcioná-la para o material adequado.

Ferramental de aço carbono, por exemplo, servirá para a usinagem de madeira e nylon, dentre outras matérias primas menos resistentes.  
O ferramental de usinagem serve, sobretudo, para operações de torneamento, fresamento, madrilamento e furo.  Elas irão perfurar, cortar e chanfrar, conforme a necessidade.

Quando bem fabricadas, não se submetem ao desgaste excessivo, rupturas ou reposições precoces.  

Gostou desse texto? Conseguiu entender quais os tipos de ferramenta de usinagem? Continue seguindo nosso blog...

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

1 Comentário

  1. Este é o tipo de conteúdo que nos ajuda bastante, gostei muito.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!