Qual a diferença entre estoque e armazenagem?

14/04/2021

Você sabe qual a diferença entre estoque e armazenagem? Os termos armazenagem e estocagem costumam ser utilizados como sinônimos, mas são diferentes, tanto de forma conceitual como na pratica dentro das indústrias. Contudo, saber distinguir a armazenagem da estocagem é muito importante para conduzir o negócio de forma eficiente!

Diferença entre estocagem e armazenagem

O armazém representa a estrutura de um depósito. Já o estoque se trata dos itens guardados dentro desse espaço físico. Sendo assim, o estoque é o conjunto dos itens que serão guardados no depósito. Mas a coisa vai muito além disso.

O que é estocagem

Estocagem é o ato de guardar as matérias-primas e produtos semiacabados ou já prontos para distribuição e consumo.

O estoque está presente em diversas atividades, desde indústrias, como é o caso da Precismec, até lojas de varejo.

Um estoque é formado, portanto, de matérias-primas ou produtos. O termo estocagem se refere justamente a essa ação de acumular itens em estoque. Um estoque pode conter, por exemplo:

  • produtos prontos para serem vendidos ao consumidor final;
  • matéria-prima a ser empregada em um processo produtivo;
  • mercadorias para serem distribuídas entre diversas filiais.

Armazenagem, o que é?

A armazenagem quase sempre se relaciona à proteção e conservação de muitos estoques de uma empresa. Por isso, uma estrutura física apropriada, como o depósito é muito importante.

O conceito de armazenagem é um conceito muito mais amplo, sendo a estocagem apenas uma das atividades da armazenagem. Além disso, ela engloba também os processos logísticos ligados a distribuição de mercadorias, fluxo de produtos, equipamentos e tecnologias utilizados, embalagem, retirada de itens, expedição de produtos etc.

Além disso, a armazenagem de estoques requer conhecimento sobre muitas técnicas de movimentação e de estocagem.

Quando falamos em armazenagem, normalmente estamos nos referindo a todas as atividades dos pontos de distribuição de mercadorias e materiais. O termo armazenagem está ligado a todas as operações que são necessárias para manter um estoque, deslocar mercadorias e suprir lojas, fábricas e clientes.

Dica para uma boa armazenagem

Uma boa armazenagem tem impacto positivo tanto no resultado financeiro quanto no cumprimento de prazos pela empresa. Acompanhe abaixo alguns dos aspectos mais importantes sobre a armazenagem:

Uso de mão de obra e equipamentos

Uma armazenagem bem planejada vai otimizar as atividades da mão de obra disponível e o uso dos equipamentos, garantindo uma maior produtividade.

Registro e controle

Registrar e controlar todas as entradas e saídas de mercadorias também faz parte das atribuições da armazenagem. Fazendo isso, as perdas e desperdícios são minimizados, garantindo mais lucratividade.

Embalagem e distribuição correta

O sistema de armazenagem também se preocupa com a correta embalagem e distribuição dos itens. Assim, os pedidos chegarão aos seus destinos com os produtos e mercadorias corretos e em bom estado.

Utilização do espaço e organização

Um bom planejamento também vai garantir que o espaço disponível seja utilizado da melhor maneira possível. Também é interessante implementar um sistema para garantir que os itens sejam retirados na ordem correta (rotatividade do estoque) e, ao mesmo tempo, possam ser encontrados nos estoques com rapidez e eficiência.

Como pôde ver, sem dúvida, o maior resultado de um estoque organizado e uma armazenagem bem planejada é a satisfação dos distribuidores, das filiais e dos clientes finais.

E aí, gostou de saber qual a diferença entre estoque e armazenagem? Continue seguindo nosso blog para mais informações úteis como essa. Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Estamos há mais de 30 no mercado, atuando em todas as etapas da caldeiraria, usinagem e engenharia mecânica. Conte a com a gente.

Leia também

O valor do inspetor de soldagem

O valor do inspetor de soldagem

Pra começo de conversa, todo mundo chama este profissional de “inspetor de solda”, quando na verdade o tecnicamente...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!