Você sabe qual a diferença entre estoque e armazenagem? Os termos armazenagem e estocagem costumam ser utilizados como sinônimos, mas são diferentes, tanto de forma conceitual como na pratica dentro das indústrias. Contudo, saber distinguir a armazenagem da estocagem é muito importante para conduzir o negócio de forma eficiente!
Diferença entre estocagem e armazenagem
O armazém representa a estrutura de um depósito. Já o estoque se trata dos itens guardados dentro desse espaço físico. Sendo assim, o estoque é o conjunto dos itens que serão guardados no depósito. Mas a coisa vai muito além disso.
O que é estocagem
Estocagem é o ato de guardar as matérias-primas e produtos semiacabados ou já prontos para distribuição e consumo.
O estoque está presente em diversas atividades, desde indústrias, como é o caso da Precismec, até lojas de varejo.
Um estoque é formado, portanto, de matérias-primas ou produtos. O termo estocagem se refere justamente a essa ação de acumular itens em estoque. Um estoque pode conter, por exemplo:
- produtos prontos para serem vendidos ao consumidor final;
- matéria-prima a ser empregada em um processo produtivo;
- mercadorias para serem distribuídas entre diversas filiais.
Armazenagem, o que é?
A armazenagem quase sempre se relaciona à proteção e conservação de muitos estoques de uma empresa. Por isso, uma estrutura física apropriada, como o depósito é muito importante.
O conceito de armazenagem é um conceito muito mais amplo, sendo a estocagem apenas uma das atividades da armazenagem. Além disso, ela engloba também os processos logísticos ligados a distribuição de mercadorias, fluxo de produtos, equipamentos e tecnologias utilizados, embalagem, retirada de itens, expedição de produtos etc.
Além disso, a armazenagem de estoques requer conhecimento sobre muitas técnicas de movimentação e de estocagem.
Quando falamos em armazenagem, normalmente estamos nos referindo a todas as atividades dos pontos de distribuição de mercadorias e materiais. O termo armazenagem está ligado a todas as operações que são necessárias para manter um estoque, deslocar mercadorias e suprir lojas, fábricas e clientes.
Dica para uma boa armazenagem
Uma boa armazenagem tem impacto positivo tanto no resultado financeiro quanto no cumprimento de prazos pela empresa. Acompanhe abaixo alguns dos aspectos mais importantes sobre a armazenagem:
Uso de mão de obra e equipamentos
Uma armazenagem bem planejada vai otimizar as atividades da mão de obra disponível e o uso dos equipamentos, garantindo uma maior produtividade.
Registro e controle
Registrar e controlar todas as entradas e saídas de mercadorias também faz parte das atribuições da armazenagem. Fazendo isso, as perdas e desperdícios são minimizados, garantindo mais lucratividade.
Embalagem e distribuição correta
O sistema de armazenagem também se preocupa com a correta embalagem e distribuição dos itens. Assim, os pedidos chegarão aos seus destinos com os produtos e mercadorias corretos e em bom estado.
Utilização do espaço e organização
Um bom planejamento também vai garantir que o espaço disponível seja utilizado da melhor maneira possível. Também é interessante implementar um sistema para garantir que os itens sejam retirados na ordem correta (rotatividade do estoque) e, ao mesmo tempo, possam ser encontrados nos estoques com rapidez e eficiência.
Como pôde ver, sem dúvida, o maior resultado de um estoque organizado e uma armazenagem bem planejada é a satisfação dos distribuidores, das filiais e dos clientes finais.
E aí, gostou de saber qual a diferença entre estoque e armazenagem? Continue seguindo nosso blog para mais informações úteis como essa. Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Estamos há mais de 30 no mercado, atuando em todas as etapas da caldeiraria, usinagem e engenharia mecânica. Conte a com a gente.
0 comentários