Qual a diferença entre PP e PEAD em tubulações ?

26/05/2021

A tubulação é um termo técnico próprio da construção civil, e significa o mesmo que canalização ou encanamento e significa genericamente o seu significado mais óbvio: trata-se do conjunto de dutos, tubos e conexões interligados para proporcionar a difusão e líquidos.
A tubulação compõe a instalação hidráulica de uma edificação, seja ela doméstica ou industrial, prédio, casa ou galpão, e também pode se tratar de tubulação industrial em que, através dela, são distribuídos  gases, vapores e lubrificantes.
O material das tubulações varia. O tubo pode ser de  PVC, ou tubo de Policloreto de Vinila, certamente o material mais conhecido e usado no país, nem por isso sempre o mais adequado na prática. Também há tubos de CPVC, um derivado do Policloreto de Vinila, Tubo Pex e o bom e velho tubo de cobre, ainda preferível em algumas instalações específicas.
Modernamente, se usa na tubulação industrial com mais eficácia ao polipropileno (PP)polímero plástico à partir do gás de polipropileno, que produz uma resina de baixa densidade com bom desempenho térmico, químico e elétrico. É o Tubo “PP”.  
O tubo também pode ser de polietileno de baixa densidade (PEAD), mais utilizados nas redes de saneamento de água, com a garantia de resistência a impactos e substâncias químicas e que são atóxicos e de alto desempenho.  São os tubos “PEAD”.
Tanto o material do tubo PP quanto o do tubo PEAD são plásticos, e portanto polímeros. O Polipropileno é de baixa densidade e não suporta temperaturas muito baixas, abaixo de zero grau. O Polietileno resiste bem a temperaturas extremas e é mais facilmente soldável – por isto e prefere a ele em canalizações, esgotos e saneamento básico.

Gostou desse texto? Conseguiu entender qual a diferença entre PP e PEAD em tubulações ? Continue seguindo nosso blog
​​​​​​​

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!