Qual a diferença entre torno e fresa

05/01/2021

Tanto o torno quanto a fresa (ou fresadora) são ferramentais utilizados na usinagem que irá moldar sólidos, transformando-os em peças industriais. É claro que o torno e a fresa são ferramentas distintas com distintas utilidades. Vamos conhecer mais sobre a diferença entre torno e fresa?

O torno, ou torno mecânico, realiza um movimento circular e possui uma alavanca, para dar forma às peças em construção, enquanto as fresas dão acabamento e definição à estas peças ao remover cavacos, que são os restos decorrentes do corte e da formatação dos materiais fresados.

Geralmente, as operações de moldagem e corte se iniciam no torno e terminam na fresa, ao menos na caldeiraria pesada, como materiais de grande porte e sólidos mais densos. Nada impede, todavia, que uma peça de caldeiraria leve seja gerada somente no torno ou somente na fresa.

Na fresagem,  uma máquina remove seletivamente o material da extremidade de uma peça de trabalho, o “cavaco”. A fresadora vai separar o cavaco do material de corte até que o tamanho e a forma projetadas estejam ideais.   No torno, há uma ferramenta de corte e uma peça rotativa.

O material a ser trabalhado é conectado ao torno e será cortado pela ferramenta giratória de corte. A energia centrípeta gerada irá diminuir o tamanho e dar forma à peça trabalhada.

Entendeu sobre a diferença entre torno e fresa? Continue seguindo nosso blog

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

1 Comentário

  1. Gostei muito do seu conteúdo sobre Molde Cnc

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!