Qual a diferença entre torno e fresa

05/01/2021

Tanto o torno quanto a fresa (ou fresadora) são ferramentais utilizados na usinagem que irá moldar sólidos, transformando-os em peças industriais. É claro que o torno e a fresa são ferramentas distintas com distintas utilidades. Vamos conhecer mais sobre a diferença entre torno e fresa?

O torno, ou torno mecânico, realiza um movimento circular e possui uma alavanca, para dar forma às peças em construção, enquanto as fresas dão acabamento e definição à estas peças ao remover cavacos, que são os restos decorrentes do corte e da formatação dos materiais fresados.

Geralmente, as operações de moldagem e corte se iniciam no torno e terminam na fresa, ao menos na caldeiraria pesada, como materiais de grande porte e sólidos mais densos. Nada impede, todavia, que uma peça de caldeiraria leve seja gerada somente no torno ou somente na fresa.

Na fresagem,  uma máquina remove seletivamente o material da extremidade de uma peça de trabalho, o “cavaco”. A fresadora vai separar o cavaco do material de corte até que o tamanho e a forma projetadas estejam ideais.   No torno, há uma ferramenta de corte e uma peça rotativa.

O material a ser trabalhado é conectado ao torno e será cortado pela ferramenta giratória de corte. A energia centrípeta gerada irá diminuir o tamanho e dar forma à peça trabalhada.

Entendeu sobre a diferença entre torno e fresa? Continue seguindo nosso blog

Leia também

O fluxo de solda

O fluxo de solda

Fluxo de solda ou fluxo de soldagem como também pode ser chamado, é um material utilizado no processo de soldagem para...

1 Comentário

  1. Gostei muito do seu conteúdo sobre Molde Cnc

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!