QUAL É A FUNÇÃO DE UM CALDEIREIRO?

09/12/2020

 A caldeiraria é a arte e a ciência do corte preciso de materiais industriais, leves ou pesados. Ela prepara peças para a indústria e para o comércio, cria modelos em escala industrial e a partir de ferramentas e materiais sólidos e resistentes.
Ela exige muito treino e capacitação de um profissional do setor, além de ferramental adequado: régua com ou sem encosto, régua de profundidade e esquadros. Dá pra entender logo de cara que há uma diferença muito grande entre um caldeireiro e um soldador, não é mesmo?

O soldador é o responsável  pela junção de peças de ligas metálicas através de calor obtido por eletrodos, oxigás, brasagem e plasma, dentre outros.  Em suma, o caldeireiro é o gênero, cuja espécie é o soldador ou, se preferir, o “soldador caldeireiro”. Se os caldeireiros cortam, os caldeireiros soldadores colam – em linguagem simples.

Os caldeireiros também são responsáveis pela manutenção, conservação e operações contínuas em peças de metal de variadas aplicações, enquanto o soldador caldeireiro atuará na montagem através do claro destas peças de metal pesado.

O soldador caldeireiro não atua na análise de projetos e nos cálculos ou na manutenção de caldeiras, como um caldeireiro. Ele vai atuar unido  partes de metal entre si através do derretimento do metal que permita a unção das peças a serem interligadas.

A soldagem é um dos aspectos da fabricação de peças de metal pesado ou leve. A caldeiraria atua mais genericamente, no todo. O soldador une conforme o projeto analisado e posto em prática pelo caldeireiro. 

Continue seguindo nosso blog, e fique por dentro de dicas de Caldeiraria!

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!