QUANTO DURA O CURSO DE CALDEIRARIA

23/12/2020

É claro que você sabe, se acompanha este blog: o caldeireiro não mexe com caldeiras ou, ao menos, não  mexe SÓ com caldeiras. Ele atua na feitura de peças de material sólido e denso ou metal pesado para a indústria através de processos de usinagem. Ele é indispensável na confecção, cálculo e corte destes materiais, para uni-los em uma peça projetada geralmente para a indústria.
A caldeiraria é uma ciência milenar e começou ainda antes de cristo, a partir da fundição do aço destinado ao fabrico de espadas e lanças. Também data daquela época o início da utilização da caldeiraria em escala industrial e para a construção civil, primeiro na confecção de pontes e depois de templos e monumentos. Por isto, a profissão de caldeireiro exige bastante dedicação e conhecimento matemático-científico relacionados principalmente com medidas e noções de alinhamento  e peso de chapas metálicas. O caldeireiro não é um trabalhador braçal sem instrução! É um profissional qualificado e, por isto, com remuneração acima da média no setor industriário.
Justamente por isto, a capacitação em  caldeiraria através de cursos profissionalizantes é bastante procurada. No curso são ministradas matérias relacionadas com processos de fixação de materiais, processos de soldagem em aço e outros materiais, forjamento, normas técnicas, rugosidade e corte, prospecção isométrica e desenho industrial. Sim, porque o profissional caldeireiro tem que saber interpretar desenhos técnicos em projetos  industriais – toda peça construída na usinagem através da caldeiraria é precedida do respectivo projeto.
É claro que o curso é presencial, ou semipresencial, e possui uma parte prática com maquinários e forjas, laboratórios e linhas de produção. Ele dura em média 1600 horas e pode ser concluído em um ano.  O SENAI é referência no setor.

E aí, gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro…

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

1 Comentário

  1. GOSTARIA DE SABER VALOR DO CURSO CALDEIRO HORARIO TARDE.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!