Quanto tempo dura um curso de mecânico de usinagem?

21/01/2021

Curto e grosso: 360 horas, incluídas aí aulas presenciais e ensino à distância. O candidato a mecânico de usinagem, que irá trabalhar com máquinas pesadas em linhas de montagem industriais deverá cumprir esta carga horária para conquistar o diploma almejado e se capacitar para o mercado de trabalho, ampliando seu currículo.

O mecânico industrial, mais especificamente aquele que trabalhará em usinagem, deverá se familiarizar com uma série de disciplinas, matérias e temáticas que o tornarão um trabalhador especializado bastante distante do simples colaborador braçal – com óbvios e positivos reflexos em seu contracheque.

Quer ver? O aluno deste concorrido curso técnico, de cara, vai ter que aprender noções de usinagem e de informática, neste caso para manusear com familiaridade planilhas eletrônicas e softwares de apresentação gráfica. Vai ter que estudar desenho industrial, senão para produzi-lo, ao menos para interpretá-lo. Irá encarar aulas de física avançada que interessam especificamente aos segmentos da pneumática, da hidráulica e da dinâmica. Ou seja, vai ter que entender a ciência por detrás da sua função.

Antes de entrar na mecânica industrial propriamente dita, terá que se virar com princípios básicos de eletricidade, vai ter que descobrir os meandros da sua atividade fim, que é a usinagem, e deverá saber de cor e salteado todas as normas técnicas e o ferramental utilizados neste importante setor da indústria nacional.

É uma profissão complexa, não é mesmo? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre usinagem…

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!