Como é feito o transporte de peças gigantes por rodovias

01/09/2020

Antes de uma empresa, como a Precismec, poder transportar enormes peças industriais por ela fabricadas por rodovias brasileiras, são necessárias inúmeras certificações; como já falamos aqui . Só com estes documentos será possível realizar o traslado da peça com eficiência e segurança viária.

E são inúmeras as certificações: as polícias federal e civil têm que autorizar através de documento próprio, e além delas o ANTT precisa também habilitar o veículo, a empresa e o condutor para o transporte pelas rodovias. Até os bombeiros tem que dar alvará de proteção contra incêndios, além, é claro, da preocupação ambiental: a certificação técnica junto ao IBAMA é obrigatória em todo o território nacional!

Depois de tanta burocracia, são necessários inúmeros cuidados técnicos com o transporte as peças gigantes. Há algumas do tamanho de prédios de três andares (30 metros)! A logística empregada no traslado de peças desta magnitude envolve o cálculo de dimensões e a escolha do trajeto, além de batedores. Há trechos rodoviários em que será impossível passar com uma carga de altura e largura tão exponenciais.

Projeto Minucioso

Vez ou outra há a necessidade de obstrução de trechos da pista e um projeto minucioso que deverá ser submetido ao DNIT e à polícia rodoviária, para assegurar que o transporte acarrete o mínimo possível de transtorno aos demais condutores e usuários da via de rodagem interditada. O cálculo de altura também é importante, porque vai levar em conta o risco de atingir cabos de energia e telefônicos, tornando imprescindíveis desvios e desconexão de cabos para a passagem da carga especial.

Conforme a tonelagem da carga, a escolta deve ser feita também por policiais rodoviários e o veículo deve contar com batedores e carro de apoio durante a epopeia da travessia entre o ponto de origem e o ponto de destino da carga de tamanho assim tão descomunal.

Não é possível pressa neste tipo de transporte: as vezes são necessários até cinco dias de viagem para vencer centenas de quilômetros, o que irá obrigar rodízio de condutores e pernoites ao longo do trecho. Só para quem é empresa especializada do ramo!

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