Saiba como é a fabricação de engrenagens

09/03/2021

              Sempre que falamos de engrenagens estamos nos referindo a elos ou peças, como as de uma corrente ou catraca, que interagem entre si, criando movimento através da produção de força cinética.
              Complicou? Nada disso. A engrenagem nada mais é que uma conjunção de peças dentadas que se encaixam como partes de um quebra cabeças e passam a se mover impulsionadas por eixos rotativos de motores de máquinas.  Os elementos da engrenagem são sempre rígidos e utilizados na transmissão de movimentos entre eixos – que são fabricados com peças cilíndricas em que são criados e inseridos “dentes”. Estas reentrâncias funcionarão como conectores entre os elos da engrenagem: sua transmissão de movimento se dará pelo contato entre os dentes.
              A engrenagem gera movimento por meio do atrito entre os dentes, gerando potência através da ligação entre os eixos. As engrenagens podem ser cilíndricas ou cônicas, com dentes retos ou helicoidais (em formato de hélice).  As cremalheiras dos motores dos carros são engrenagens, mas os parafusos também são, porque geram atrito e força através da rotação de seu eixo que se encaixa em outra superfície rígida (as porcas).
              Como se produzem engrenagens?Sempre através da usinagem, que é a moldagem de substâncias sólidas. Seja através de fresamento ou no de corte, sempre removendo metais em movimentos de torno até a obtenção das reentrâncias e espaços necessários para o acoplamento entre as superfícies.

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog...

Leia também

O valor do inspetor de soldagem

O valor do inspetor de soldagem

Pra começo de conversa, todo mundo chama este profissional de “inspetor de solda”, quando na verdade o tecnicamente...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!