O engenheiro de produção é o profissional que irá lidar, indústria, com processos de fabrico de máquinas e outras tecnologias ligadas à linha de produção da empresa. É claro que ele não disporá somente no ferramental ou da mão de obra, mas também de programas de computador especializados em toda espécie de atividade ligada à construção de peças e acessórios industriais. Vamos conhecer alguns destes softwares utilizados na engenharia industrial ?
Siga com a leitura .
Microsoft Excel e MS Project
Todo engenheiro acaba também sendo um gestor de seu pessoal e da produção que é o foco de sua atividade. Então, para começar, os softwares de gestão: o velho conhecido Excel é de uma simplicidade que permite até a leigos a elaboração de planilhas e cronogramas. Mas há outros programas mais profissionais e também indispensáveis: a Microsoft desenvolveu o MS Project que planeja e gerencia projetos de produção com ferramentas ágeis e completas.
AUTOCAD
Todo planejamento, aliás, envolve desenho, então vamos de AUTOCAD: ele representou a transição das pranchetas para as telas de computador e é de longe o mais popular para desenhos 2-D. Se for necessária modelagem em 3-D, vá de AUTOCAD de novo, só que agora o 3D, específico para este produto, que torna a ideia do objeto construído móvel e retrátil.
3DSMAX
O 3DSMax possui versão paga e é muito utilizado na engenharia e arquitetura, utiliza animações, simulação e renderiza gráficos animados.
SOLIDWORKS
Mais na linha industrial e menos arquitetura? O Solidworks é uma ótima opção, porque parte de composições geométricas básicas para desenvolver em 3D peças e componentes.
FTOOL
A engenharia industrial usa ainda, e muito, a análise estrutural, que leva em conta a resistência de materiais e a teoria das estruturas. É matemática pura (e física avançada). Engenheiros desta área tem por obrigação conhecer e dominar o FTool, um programa que permite a montagem de inúmeras estruturas com especificação de parâmetros e análise de esforço normal e constante, com gráficos de configuração deformada, dentre outras especificações indispensáveis em um software free.
SAP 2000
Há também o SAP 2000, um programa de elementos finitos com interface gráfica 3D e o Ansys, ambos pagos, este último bem famoso e que se presta à realização de simulações multifísicas.
E aí gostou de entender mais sobre os softwares utilizados na engenharia industrial?
Nós da Precismec fazemos o uso da maioria desses softwares na fabricação de nossos projetos, garantindo assim o melhor resultado.
Tem muito mais softwares de última geração, alguns deles gratuitos, à disposição da engenharia, em suas diversas facetas e especificidades: para estruturas de concreto, instalações elétricas, hidráulicas, etc. Conhece algum outro que não foi falado aqui? Comente.
0 comentários