Softwares utilizados na engenharia industrial

12/08/2020

O engenheiro de produção é o profissional que irá lidar com processos de fabricação de máquinas e outras tecnologias ligadas à linha de produção da empresa. É claro que ele não disporá somente no ferramental ou da mão de obra, mas também de programas de computador , softwares e aplicativos especializados em toda espécie de atividade ligada à construção de peças e acessórios industriais.

Vamos conhecer alguns destes softwares?

Microsoft Excel e MS Project

Todo engenheiro acaba também sendo um gestor de seu pessoal e da produção que é o foco de sua atividade.

Então, para começar, os softwares de gestão : o velho conhecido Excel é de uma simplicidade que permite até a leigos a elaboração de planilhas e cronogramas.

Mas há outros programas mais profissionais e também indispensáveis: a Microsoft desenvolveu o MS Project que planeja e gerencia projetos de produção com ferramentas ágeis e completas.

AUTOCAD                            

Todo planejamento, aliás, envolve desenho, então vamos de AUTOCAD: ele representou a transição das pranchetas para as telas de computador e é de longe o mais popular para desenhos 2-D.

Se for necessária modelagem em 3-D, vá de AUTOCAD de novo, só que agora o 3D, específico para este produto, que torna a ideia do objeto construído móvel e retrátil.

3DSMAX

O 3DSMax possui versão paga e é muito utilizado na engenharia e arquitetura, utiliza animações, simulação e renderiza gráficos animados.

SOLIDWORKS

Mais na linha industrial e menos arquitetura? O Solidworks é uma ótima opção, porque parte de composições geométricas básicas para desenvolver em 3D peças e componentes.

FTOOL 

A engenharia industrial usa ainda, e muito, a análise estrutural, que leva em conta a resistência de materiais e a teoria das estruturas. É matemática pura (e física avançada).

Engenheiros desta área tem por obrigação conhecer e dominar o FTool, um programa que permite a montagem de inúmeras estruturas com especificação de parâmetros e análise de esforço normal e constante, com gráficos de configuração deformada, dentre outras especificações indispensáveis em um software free.

SAP 2000

Há também o SAP 2000, um programa de elementos finitos com interface gráfica 3D e o Ansys, ambos pagos, este último bem famoso e que se presta à realização de simulações multifísicas.

Nós da Precismec fazemos o uso da maioria desses softwares na fabricação de nossos projetos, garantindo assim o melhor resultado.

Tem muito mais softwares de última geração, alguns deles gratuitos, à disposição da engenharia, em suas diversas facetas e especificidades: para estruturas de concreto, instalações elétricas, hidráulicas, etc. Conhece algum outro que não foi falado aqui? Conta pra gente , clicando aqui

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!