Tanques para líquidos e sólidos: como funcionam

26/01/2021

Na usinagem, que cria e mantém peças industriais, é comum que se utilizem tanques para armazenagem de substâncias líquidas e substâncias sólidas. Atenção: não são os mesmos tanques e não tem a mesma utilidade. Vamos conhecer um pouquinho sobre um pouquinho sobre eles?

Tanques para líquidos e sólidos: como funcionam

Os tanques para líquido podem servir para contenção de líquidos utilizados durante a operação industrial ou para armazenagem de carga (líquida). Os tanques para líquidos levam em conta a expansão da substância nele acondicionada e, portanto, possuem um volume 20% maior do que o da carga. Afinal, líquidos podem se condensar ou se expandir. Eles possuem, também por isto, válvulas de segurança.

 Os tanques para sólidos não servem somente para materiais sólidos densos, mas também para armazenagem de pós resultante de processos de moagem, muito comuns na indústria agrícola e no setor de rações e fertilizantes. Os tanques podem vir com base de apoio incorporada para a montagem do compressor que lhe é indispensável – basta encomendar a peça com esta característica.

Os tanques para sólidos geralmente são em formato cônico ou cilíndrico, com paralelepípedos verticais, secções retangulares e base tronco-piramidal. São dotados de tampas roscadas, dispositivos de segurança e respiro, seja qual for o seu formato.

Interessante , não é mesmo? Conseguiu entender como funciona os taques para armazenagem de substâncias líquidas e substâncias sólidas? Continue seguindo nosso blog!

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!