Tipos de treinamento PTA?

02/02/2022

Pode parecer exagero, mas para um operário, um colaborador, atuar em uma estrutura com altura superior a dois metros, terá obrigatoriamente de se valer de uma estrutura denominada “plataforma de trabalho aéreo”, ou PTA. Acompanhe a leitura e entenda quais os tipos de treinamento PTA.

O “aéreo” na sigla PTA não significa que o colaborador vai trabalhar nas alturas, em um avião ou helicóptero, ou solto e disperso no ar e sustentado por cabos de aço. Basta a altura, sempre superior a dois metros, para que seja necessária a plataforma, até por conta das normas regulamentadoras de segurança no trabalho, no caso a NR 35.

Não basta, porém, a plataforma. É necessário, é obrigatório, que o colaborador seja capacitado para este trabalho aéreo, porque se já dissemos que a norma considera “aéreo” o trabalho acima de meros dois metros de altura, a plataforma pode ser içada a altitudes bem superiores, inclusive e até a quarenta metros de altura!

Esta capacitação tem um nome: curso de plataforma de trabalho aéreo, ou PTA, com carga horária de oito horas e com atualizações periódicas, tudo exigência legal e regulamentar. Só assim o colaborador poderá atuar em gruas, andaimes e outras estruturas aéreas indispensáveis ao bom funcionamento e produtividade da indústria leve ou pesada. Em qualquer caso, em se tratando de plataforma, ou “lift”, deverá a estrutura ser dotada de cesta, muito embora variem quanto à dimensão e tipo.

Tão indispensável a plataforma  e o curso que há até uma federação internacional de plataformas de trabalho aéreo (IPAF), que padroniza mundialmente a capacitação dos colaboradores na indústria que atuam em setores desta natureza.

Gostou desse texto? Conseguiu entender sobre os tipos de treinamento PTA ? Continue seguindo nosso blog.

Leia também

Misturadores Industriais

Misturadores Industriais

O termo misturador é bem comum, mas muito abrangente.... É preciso entender que na construção civil o termo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!