O que é a tornearia mecânica?

imagem mostra processo de produção através de tornearia mecânica

09/06/2020

Quer saber o que é a tornearia mecânica? Ela abrange uma diversidade de serviços, pois prepara, regula e opera máquinas e ferramentas que usinam peças de metal e compósitos, além de fazer a leitura e interpretação de desenhos, usinagem de peças em inox e metais não ferrosos e polimento. Um bom exemplo é a usinagem de peças para automóveis ou para máquinas nos mais diversos tipos de indústrias. Com esta máquina chamada torno, a indústria moderna consegue produzir peças diversas para atender a demanda no mercado, de fato, algo extremamente necessário atualmente.

Quer saber mais sobre os serviços de tornearia mecânica?

A tornearia mecânica é extremamente versátil. Basicamente, ela permite a usinagem das peças, ou seja, é utilizada tanto para confeccionar quanto para fazer o acabamento em peças.

O torneamento é uma operação mecânica que consiste em modelar uma variedade de corpos de revolução. Por exemplo, cilindros, cones, esferas e quaisquer filetes de perfil. Com esse processo é possível fazer qualquer tipo de peça imaginável.

Como existem materiais extremamente rígidos, o torno mecânico passou a ter uma dureza de corte maior que a do material torneado, sendo esse trabalho mecânico realizado por ferramentas de corte cuja posição na

máquina é fixa e cuja possibilidade de movimento lateral permite separar um chip.

O corte é feito graças a uma pressão muito forte da aresta, na superfície trabalhada, enquanto a peça é sempre animada por um movimento de rotação.

Desta forma, podem ser feitos diferentes tipos de peças variadas combinando esses movimentos, dependendo da complexidade, diâmetro e comprimento da peça a ser usinada.

O ramo de tornearia mecânica cresce bastante do país, quer saber como trabalha o profissional dessa área? Acompanhe nosso blog , clicando aqui, e saiba mais sobre o ofício de torneiro mecânico.

Leia também

O que são estruturas metálicas

O que são estruturas metálicas

Estrutura metálica nada mais é do que um elemento estrutural produzido em material metálico, dando destaque ao aço...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!