Torneiro mecânico, o que ele faz?

26/06/2020

Você sabe o que faz o torneiro mecânico? Ele é o profissional que trabalha diretamente com o torno mecânico na fabricação de peças de diversas dimensões e acabamentos.

Continue lendo para saber mais.

O que é o torno mecânico

Ele é uma máquina-ferramenta utilizada para a fabricação de peças a partir de materiais como metal, plástico ou madeira, servindo para fazer a usinagem da matéria-prima, ou seja, é uma máquina usada para definir o corte do material e o formato do objeto a ser fabricado, dando acabamento ao item – esse processo que é chamado de torneação. Com esse equipamento, é possível produzir peças como polias, eixos, roscas, cones, esferas e cilindros.

Torneiro mecânico: Fundamental no processo de produção

O torneiro mecânico é aquele que prepara e/ou opera o torno durante a usinagem e faz o controle dos parâmetros de produção e da qualidade do produto.

Torneiros mecânicos são comuns nas indústrias metalúrgicas e mecânicas, além de indispensáveis na produção de peças para o setor de automação. Essa é uma profissão sempre requisitada no mercado de trabalho, já que há vagas tanto na indústria de base quanto nas áreas que produzem tecnologia de ponta.

Para inserir-se nesse mercado, no entanto, é preciso antes de tudo dominar o uso dos vários tornos que existem. Além disso, é essencial aprender as normas técnicas, os procedimentos de segurança e como fazer os cálculos para garantir a produção de um produto de qualidade.

Por isso, antes de iniciar o exercício da profissão de torneiro mecânico, é preciso fazer cursos de formação.

Várias instituições de ensino oferecem cursos na área, fique por dentro:

https://www.primecursos.com.br/blog/torneiro-mecanico-profissional/

https://www7.fiemg.com.br/senai/produto/curso/torneiro-mecanico

https://portalcurso.com.br/curso-de-torneiro-mecanico/

Mercado de Trabalho

O setor possui bastante demanda, principalmente em indústrias, usinas e metalúrgicas.

Então, as chances de se conseguir emprego como Torneiro Mecânico são bastante elevadas, principalmente se comparado com o tempo de qualificação técnica, que é relativamente curto. É, inclusive, uma das áreas que mais se contrata no Brasil. Segundo o site da Catho, empresa que atua na área de captação de mão-de-obra, o estado de Minas Gerais é o que mais procura por esse tipo de colaborador, seguido de São Paulo e Paraná.

Já a média salarial é boa, podendo aumentar bastante quando o profissional tem ampla experiência. Para isso, é essencial sempre buscar estudos complementares, que possam aperfeiçoar seu trabalho e contribuir com a melhora da remuneração.

Gostou dessa publicação? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre o que faz o torneiro mecânico e demais profissionais da indústria.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!