Transportadores de Correia, o que são?

18/02/2021

Na indústria, materiais leves ou pesados são transportados de um canto a outro do parque industrial ou da linha de montagem, ou desta para locais de armazenamento. É inviável e caríssimo contratar colaboradores só para carregarem estes materiais, até porque há, dentre eles, peças muito pesadas mesmo, que trabalhadores individuais, ou mesmo em pequenos grupos, seriam incapazes de carregar por não possuírem força física suficiente para tanto.

Então, são necessários dispositivos para este transporte – dentre eles, os “transportadores de correia”. São mais comuns no transporte de carvão, madeira e rejeitos, na indústria de papel e celulose. No entanto, eles podem ser configurados e montados para atenderem a outras demandas, sempre com custos baixíssimos e bem mais em conta que outros dispositivos de transporte industriais ou mesmo da contratação de mão de obra braçal para esta atividade.                

Os transportadores de correia são também utilizados para limpeza de ambientes e retirada de detritos industriais. Há dois tipos dele: de arrasto e submerso, sendo o primeiro o mais corriqueiro e o segundo para transporte subaquático de matérias. Sua construção é rápida e hermética. Ou seja, é ecologicamente sustentável porque não deixa resíduos, que reaproveita. Os transportadores podem trabalhar inclinados e sua velocidade chega até a 3,7 metros por segundo, inclusive os submersos. Consomem menos energia que gruas, por exemplo e, em um mundo de enormes máquinas, ocupa pouquíssimo espaço dentro do galpão industrial.

Gostou desse assunto? Continue seguindo nosso blog.

Leia também

Coluna de flotação

Coluna de flotação

A flotação é um processo de separação de impurezas do meio aquoso, assim como a decantação.Na decantação há a...

Ferramentas mais usadas

Ferramentas mais usadas

Elas são peças chaves para quase todo tipo de trabalho, e claro que merecem um texto por aqui...Ferramentas são...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!