Quais os treinamentos para trabalho em altura?

13/08/2020

Quem presta serviços na indústria pesada produzindo peças mecânicas, lidando com usinagem e corte e fabricação de peças de metal complexas, montagem e manutenção, como a gente da Precismec, acaba tendo que trabalhar frequentemente no limite e em situações naturalmente perigosas e difíceis… E por isso nosso pessoal faz inúmeros treinamentos!

É por isso que não dá pra descuidar da segurança hora nenhuma!

O trabalho nas alturas, por exemplo, não é restrito a alpinistas ou pilotos de avião. Há peças que precisam ser verificadas, reparadas ou instaladas em locais altos, e então os trabalhos dos responsáveis pela solta e caldeiraria são literalmente realizados nas alturas, e para que isso seja realizado corretamente, é preciso haver máxima segurança.

O que se caracteriza trabalho em altura?

Primeiro, vamos combinar que “trabalho em altura”, para as normas de segurança do trabalho, é toda atividade laboral desempenhada acima de dois metros de altura e daí em diante.

Se esta atividade será realizada pelo trabalhador, ele deve ser bem capacitado para realiza-la com segurança através de treinamentos específicos.

Normas regulamentadoras

Além dos equipamentos de proteção indispensáveis ao colaborador que vai trabalhar lá no alto, os chamados EPIS, são necessários diversos treinamentos especiais para trabalho em altura.

A norma regulamentadora NR 35, do Ministério do Trabalho, vai capacitar o colaborador para a análise prévia de riscos e para aferir sua destreza e agilidade na consecução da etapa de trabalho em altura.

Durante todo esse processo, acontece a mensuração da aptidão física e de saúde para o correto e seguro desempenho desta atividade.

Além disto, irá testar sua habilidade no manuseio do equipamento de proteção individual (EPI) e no equipamento de escalada e apoio indispensáveis ao exercício desta atividade.

Sem esta capacitação (e aprovação do colaborador nela) é ilegal o desempenho da atividade em altura.

Aqui na Precismec, levamos à risca todas as normas regulamentadoras, cumprindo as nossas obrigações de segurança com nossos funcionários e nossos clientes.

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!