O que é trepanamento

17/09/2020

A usinagem industrial se destina à fabricação de peças e ferramentas a partir do corte preciso e da modelagem de materiais sólidos. Isto você já sabe. Mas você sabe o que é trepanamento?

Ele é um processo de “furação”. Distinto, por exemplo, do escareamento, que permite a obtenção do oco cilíndrico da peça, no trepanamento apenas a parte externa do material compreendido no volume do furo final é reduzida a cavaco, mantendo-se um núcleo maciço.

Na usinagem, a criação de componentes, peças e engrenagens é fundamental no projeto, porque na sua construção eficiente dependerá a peça final a ser montada e criada. Ou seja, a caldeiraria irá produzir ferramentas e equipamentos para a produção de peças sob encomenda, e não somente a estas últimas.

Assim, o trepanamento, bem como outros processos industriais, serão imprescindíveis na criação de peças para a linha de montagem da usinagem. Estas peças irão cuidar, mais lá na frente, do aplainamento, afiação, fresagem e brochamento da peça a ser construída. Por isso, o cuidado, a técnica e a precisão são importantes antes, para a construção da ferramenta que irá produzir a peça.

Estes cuidados irão permitir a criação de máquinas eficientes no ambiente industrial, automatizando a criação e produção de equipamentos próximos da perfeição, eficientes e com vida útil sensível. Só com o trepanamento será possível, nesta trajetória, a produção de roscas, polias, cones e cilindros.

Certeza que esse termo você não conhecia, não é mesmo?? Continue acompanhando nosso blog, e fique por dentro…

Leia também

O que é o mandrilhamento

O que é o mandrilhamento

Procedimento pouco conhecido pelo público, o mandrilhamento é mais um dos diversos nomes peculiares utilizados no ramo...

O que é o roscamento

O que é o roscamento

Já falamos por aqui que a usinagem é uma área tão precisa que se aproxima muito da arte. É uma tecnologia e uma...

O que é a afiação

O que é a afiação

A afiação talvez seja o conceito de procedimento de usinagem mais próximo do uso vulgar do termo. Isto porque “afiar”...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!