A usinagem industrial se destina à fabricação de peças e ferramentas a partir do corte preciso e da modelagem de materiais sólidos. Isto você já sabe. Mas você sabe o que é trepanamento?
Ele é um processo de “furação”. Distinto, por exemplo, do escareamento, que permite a obtenção do oco cilíndrico da peça, no trepanamento apenas a parte externa do material compreendido no volume do furo final é reduzida a cavaco, mantendo-se um núcleo maciço.
Na usinagem, a criação de componentes, peças e engrenagens é fundamental no projeto, porque na sua construção eficiente dependerá a peça final a ser montada e criada. Ou seja, a caldeiraria irá produzir ferramentas e equipamentos para a produção de peças sob encomenda, e não somente a estas últimas.
Assim, o trepanamento, bem como outros processos industriais, serão imprescindíveis na criação de peças para a linha de montagem da usinagem. Estas peças irão cuidar, mais lá na frente, do aplainamento, afiação, fresagem e brochamento da peça a ser construída. Por isso, o cuidado, a técnica e a precisão são importantes antes, para a construção da ferramenta que irá produzir a peça.
Estes cuidados irão permitir a criação de máquinas eficientes no ambiente industrial, automatizando a criação e produção de equipamentos próximos da perfeição, eficientes e com vida útil sensível. Só com o trepanamento será possível, nesta trajetória, a produção de roscas, polias, cones e cilindros.
Certeza que esse termo você não conhecia, não é mesmo?? Continue acompanhando nosso blog, e fique por dentro…
0 comentários