O que é a tubulação e seus tipos

08/07/2020

A tubulação é um termo técnico próprio da construção civil, mas que se popularizou e ganhou as ruas brasileiras. “Tubulação” é o mesmo que canalização ou encanamento e significa genericamente o seu significado mais óbvio: trata-se do conjunto de dutos, tubos e conexões interligados para proporcionar a difusão e líquidos.

A tubulação compõe a instalação hidráulica de uma edificação, seja ela doméstica ou industrial, prédio, casa ou galpão. Atenção: também é possível em máquinas industriais, porque compreende a captação, coleta, transporte e armazenagem de líquidos – tecnicamente você pode dizer “fluidos”. Compõem também a instalação hidráulica, além da tubulação, a armazenagem e aquecimento de água, instalações de esgoto sanitário, água pluvial e combate a incêndio.  

Já a tubulação industrial é um pouco mais específica, porque trata de distribuir gases, vapores e lubrificantes, não necessariamente “fluidos”.          

Quais são os tubos, as tubulações mais comuns?

O mais comum é o tubo de PVC, ou tubo de Policloreto de Vinila, certamente o material mais conhecido e usado no país, nem por isso sempre o mais adequado na prática. Há tubos mais modernos de CPVC, um derivado do Policloreto de Vinila, Tubo Pex e o bom e velho tubo de cobre, ainda preferível em algumas instalações específicas.

Gostou do assunto? Continue acompanhando nosso blog.

Leia também

Usinagem de Ferro Fundido

Usinagem de Ferro Fundido

A usinagem de ferro fundido é um processo crucial para a fabricação de componentes metálicos, amplamente utilizado nas...

Fabricante de calha

Fabricante de calha

              Pode parecer que não, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!