Materiais que podem ser usinados

22/09/2020

Se chama “usinabilidade” a otimização do método para submissão de materiais sólidos pesados a diferentes técnicas de usinagem. Por isto, não há indexadores objetivos deste critério padronizado. Há materiais que podem ser usinado e, podendo sê-lo, permitem a usinagem em diferentes níveis de eficiência e resultado.

O aço é usinável por excelência, mas há aços com distinta características e, via de consequência, diferentes níveis de dificuldade para seu corte e aproveitamento industrial.  Sua dureza, limite de resistência e durabilidade é que irão mensurar a possibilidade de sua usinagem pela indústria.

Outros materiais também em tese submetíveis à usinagem devem ser examinados conforme sua microestrutura e composição química, no caso específico dos carbonos e da cerâmica. Há cuidados milimétricos aqui não essenciais na moldagem e no corte do aço por conta da temperabilidade deste tipo de material, menos sensível ao calor que outras substâncias sólidas.

O alumínio também é bastante usinado. Será cortado e aproveitado a partir do cavaco e a velocidade de corte será importante para a obtenção de bom acabamento da peça confeccionada. Dadas estas características, o alumínio não permite muita precisão e sua usinagem se reveste de dificuldades pouco comuns a outros materiais sólidos usináveis.

O cobre e o ferro fundido também são facilmente usináveis, dada sua resistência, dureza. Sua composição química garante uma massa substancial que garante uma versatilidade no material a ser submetido a altíssimas temperaturas por ocasião do corte, que deverá ser preciso – sem dificuldades quanto a isto, no que se refira ao ferro fundido ou ao cobre.

Complexo, não é mesmo?? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro…

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!