O que é usinagem?

maquina fabricando uma peça através de processo de usinagem

04/06/2020

Responsável por ser um dos métodos mais eficazes ao se criar peças de metais finas e detalhadas, a usinagem é um dos carros-chefes da indústria brasileira, e sem ela sequer haveria indústria; falaremos abaixo.

Vamos saber mais?

O que é usinagem

O processo de usinagem é uma forma de fabricação utilizada para criar objetos de metal. Durante este processo, os trabalhadores cortam materiais para alterar a aparência e forma de um produto, conforme requisito previamente estabelecido.

A usinagem serve como uma alternativa a outras formas de processos de produção, incluindo a moldagem e a fundição. Ela pode ser utilizada para fazer tudo, desde parafusos de aço para peças de metal, bem como objetos maiores, como ferramentas manuais e componentes automotivos.

Categorias de Usinagem

A usinagem envolve efetivamente a metalurgia de muitos tipos de processos que podem ser utilizados para dar a forma desejada ao metal e ao acabamento. Estas técnicas são geralmente divididas em quatro categorias, e podem ser utilizadas em conjunto para produzir um único produto.

Perfuração

A perfuração é um dos tipos mais básicos de usinagem. Durante o processo de perfuração, os trabalhadores utilizam um pouco de metal para realizar a perfuração nos metais. Por exemplo, a perfuração pode ser

utilizada para gerar furos para parafusos com um encosto de metal que é utilizado para proteger uma porta.

Tornearia

Moldar através do torno é outra forma utilizada para dar formas a um determinado metal. Durante o torneamento, os metalúrgicos colocam o material sobre uma peça de equipamento conhecido como torno. O torno gira o metal de modo que ele possa ser moldado ou cortado utilizando ferramentas manuais ou kits especiais. Este tipo de processo pode ser utilizado para criar um parafuso com presença de rosca ou um fixador semelhante, além de qualquer outra peça, este processo pode ser manual ou automático com advento de novas tecnologias.

Fresagem

Durante a fresagem, os trabalhadores utilizam uma peça de equipamento conhecida como máquina de fresa, ou fresadora. Este equipamento utiliza dispositivos de metal para cortar outro material metálico fora da superfície ou na face de um determinado objeto.

A ferramenta é fixada no lugar determinado e de forma correta para que se possa operar em segurança, e a máquina orienta o metal em torno destas ferramentas de corte para realizar a operação desejada. Este tipo de processo de usinagem pode ser utilizado para cortar um logotipo em uma chapa de aço, ou para formar ferramentas especiais.

Moagem

A moagem é a última categoria de técnicas de usinagem. Este processo relativamente simples envolve o uso de uma roda de pedra de moagem para moldar uma peça de metal. Esta técnica pode ser utilizada para afiar uma ferramenta manual ou dar forma aos materiais metálicos com um acabamento acetinado.

Interessante não é mesmo? Você acaba de saber mais sobre o que é usinagem e tudo que ele envolve.

Continue acompanhando nosso blog, e aprenda mais sobre nossa rotina para atender, com eficiência, as grandes indústrias!

Leia também

Trocadores de calor industriais

Trocadores de calor industriais

Desde a pré história o homem se preocupou em trocar calor, criando dispositivos então rudimentares que permitiam o...

Teste de cargas para geradores

Teste de cargas para geradores

Quando se fala em teste de carga, tenha em mente que pode ser de dois tipos: teste de carga de obra e teste de carga...

Fabricação de calhas

Fabricação de calhas

Pode até soar estranho, mas a fabricação de calhas também é um ramo da usinagem, e envolve caldeiraria leve (as vezes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe!