Válvula Guilhotina: Por que ela é ideal para área de mineração?

13/10/2023

A válvula guilhotina assim se chama porque tem um funcionamento comum à guilhotina comum, celebrizada historicamente como um método bárbaro e sanguinário de executar pessoas condenadas à pena de morte decepando-lhes a  cabeça. A válvula, por sua vez utiliza lâminas para realizar o bloqueio em linhas de fluidos, massas ou líquidos, e suas lâminas vão se abrir ou fechar com movimentos axiais entre carretéis de borracha, com vedação constante em qualquer sentido (com lâminas abertas ou fechadas).

Pronto. Esta é a válvula guilhotina. Ela impede a fixação de detritos no fundo da válvula ou em recipientes acoplados e conexos. Por isto elas são populares em diversos segmentos  industriais: petroquímica, saneamento, alimentício, celulose e mineração. Elas estancam o fluxo conduzido pelo mecanismo de escoamento da linha de produção e escape e são lubrificadas em sua haste, minimizando o atrito e a resistência durante a operação de fluxo de escoamento de dejetos e produtos.

Há vários tipos de válvula guilhotina a disposição no  mercado: de dupla vedação, monobloco, faca passante ou com duplo anel de vedação, dentre outras. Seja qualquer o tipo de válvula guilhotina, seu funcionamento e estrutura não conseguirá fugir de alguns parâmetros importantes: possuem lâminas que contingenciam  o fluxo e estancam a vedação de resíduos e do produto decorrentes das linhas de montagem.

Por isto, a válvula guilhotina,  até algumas décadas com funcionamento restrito à indústria de celulose, hoje se aplica nos mais diversos segmentos industriais (mineração e refinarias, dentre outros). No caso da mineração, importante a válvula guilhotina, que irá bloquear a passagem de minérios ou a mistura de fluidos com  sólidos em suspensões.

Na indústria da mineração, em específico, a válvula guilhotina possui anéis de elastômero, material que permite uma alta capacidade de estancamento, elimina turbulências e faz com que o fluxo líquido não entre em contato com a parte metálica dos componentes, evitando assim desgaste de materiais através da ferrugem e oxidação. Ela poderá ser moldada com flanges Wafer ou Lug, permitindo-lhes movimentação de abertura sem solda, além de possuir conexão de drenagem e fabricada em aço carbono,  inoxidável ou ferro fundido nodular. Na mineração, esta peculiar válvula irá servir para o escoamento de polpa de minérios e minerais, areia e separação de detritos e rejeitos. também são usadas nas linhas aéreas e para operações em altura, com acionamento elétrico ou manual, sempre evitando a sedimentação de partículas sólidas.

Quer entender mais sobre a indústria de caldeiraria e usinagem? Continue seguindo nosso blog.

Leia também

Impelidores e onde comprar

Impelidores e onde comprar

Vamos parar de confusão! Não dá pra embaralhar os termos “impelidor”,  “misturador” e “agitador” no mundo da...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!