Você sabe o que significa memória de cálculo ?

05/05/2021

Se você acompanha o blog Precismec, sabe que na engenharia civil ou industrial, e sobretudo nesta última, há a necessidade prévia de um projeto técnico matemático com a análise criteriosa de proporções e valores que permitam, por exemplo, a criação de peças industriais através da caldeiraria e da usinagem.

Hoje vamos falar um pouco sobre a memória de cálculo… Você sabe o que significa memória de cálculo? Siga com a leitura e entenda um pouco mais…

Memória de cálculo

Também chamada de memorial de cálculo, esse documento se localiza anexo ao projeto de construção civil, e pretende descrever detalhadamente todos os cálculos que são efetuados até que se chegue ao resultado final, também apresentado neste mesmo documento.
Este projeto prévio contém as dimensões e os detalhes técnicos necessários não só para o início do projeto, mas para (inclusive) viabilizar sua execução. E ele se chama memória de cálculo ou memorial de cálculo. Na engenharia industrial ele vai focar na usinagem e, nela, na criação, manutenção e reparo de peças e estruturas. É o memorial que irá pormenorizar os detalhes técnicos, os cálculos, as etapas e o método da construção visada, seja uma peça, uma estrutura, uma edificação ou uma linha de produção.
Se é memorial de cálculo, claro, ele será focado em números – mas quais números? Aqueles que se refiram à estrutura, dimensão, etapas e, também, os custos da realização do projeto. Ele existirá por meio analógico e impresso e também digital, geralmente construído através da planilha Excel e será um apêndice anexo ao projeto técnico e estrutural da obra, seja ela arquitetônica ou de usinagem industrial e irá prever, como é óbvio, dimensões, valores e pesos, durabilidade e otimização, resistência de materiais e custo, prevenção de danos e tudo o mais necessário para atestar a viabilidade econômica e a segurança do projeto.

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados a Precismec.

Leia também

Para que serve uma gaxeta?

Para que serve uma gaxeta?

Nosso blog, você sabe, fala muito de usinagem e caldeiraria: é este o negócio da Precismec, que trata da criação,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!